sexta-feira, 16 de novembro de 2007

EE: A lógica das mamãs inseguras

Actualmente as Escolas constituem-se antes de tudo como depósitos de crianças, onde estas são entregues aos cuidados de profissionais, libertando papás e mamãs para outras funções, que não o acompanhamento dos filhos. Os furos poderiam constituir uma primeira oportunidade de fuga ao controlo parental, que poderia deixar inquietos os que imaginavam o seu aproveitamento pelos petizes para as primeiras passas, os primeiros beijos, etc.

Os pais inseguros da sociedade moderna ficaram satisfeitos com o conhecimento da invenção das aulas de substituição, porque o policiamento dos furos efectuado pelos próprios professores lhes oferece maior tranquilidade quanto às suas inquietações. Lembraram-se de que pagam impostos, e inventaram o direito à prestação do serviço, segundo uma interpretação em que o trabalho seria remunerado à peça:


  • Há muitas vezes mais que um professor a faltar num dia a uma turma, eu não gostaria que um educando meu ficasse sem aula (nem uma!) Tenho direito à prestação desse serviço, pago para isso, e o professor que não mo presta não tem direito a receber pelo serviço que não fez, só o que o presta! Maria Goreti (04/NOV/2006)

Sem comentários: